sábado, 12 de janeiro de 2008

Perguntas e respostas sobre febre amarela



Por que tem se falado tanto a respeito da febre amarela?
Atualmente, o vírus da febre amarela circula apenas nas áreas de matas. Não há registro de casos urbanos desde 1942. Por uma ação preventiva, o Ministério da Saúde acompanha todas as mortes registradas de macacos, que são os hospedeiros dos vírus. No final de dezembro foram registradas mortes de macacos no Distrito Federal e em Goiás. As autoridades, antes dos resultados de exames laboratoriais, chamaram a população para se vacinar, com o objetivo de proteger a população antecipadamente.



Onde a febre amarela está ativa? Quais as áreas de risco?
A febre amarela circula na natureza nas regiões Norte e Centro-Oeste, no Maranhão e em Minas Gerais. Essas são áreas consideradas de risco. Além delas, há as regiões de transição (oeste dos estados do Piauí, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) e a de potencial risco (sul dos estados da Bahia e do Espírito Santo).



O alerta do Ministério da Saúde é para quais regiões?
O alerta é para Goiás e o Distrito Federal. A medida foi tomada pois macacos morreram próximos das áreas urbanas. A ação é preventiva, para proteger a população. A rede pública está chamando a população a se vacinar.



Como é possível se prevenir contra a doença?
A rede pública de saúde possui uma vacina totalmente eficaz contra a doença. Ela é produzida pelo Ministério da Saúde, por meio da Fiocruz. A produção brasileira é referencia mundial.



Todos devem tomar a vacina?
A vacina já faz parte do calendário de vacinação básica dos estados onde há risco de contágio e está disponível também no restante do país. A imunização pode ser aplicada a partir dos seis meses de vida. A recomendação de vacinação é para quem vai viajar para as áreas de risco ou quem não tenha se vacinado nos últimos dez anos e mora nessas localidades.



Quem já tomou a vacina deve se revacinar?
A vacina protege a pessoa por dez anos. Ou seja, se a pessoa tomou a vacina depois de 1999, não é preciso revacinar. A vacina é totalmente eficaz durante os dez anos.



Quem não mora na área de risco deve se vacinar?
A vacina está disponível nos postos de vacinação de cada estado. A recomendação é que, se a pessoa pretende ir para uma área de risco, deverá ir a um posto de saúde dez dias antes.
Para quem mora na área de risco, mas na região urbana, é preciso se vacinar?
É importante cconsultar a caderneta de vacinação. Se a pessoa tomou a vacina há mais de dez anos anos deve fazer o reforço. Se tomou depois de 1999 está imunizada.



Ao sair do posto de vacinação a pessoa já estou imunizada?
Não.
O efeito de proteção começa a contar a partir do décimo dia após a vacinação. Ou seja, quem pretende viajar para as áreas de risco deve ir a um posto de saúde dez dias antes.
A febre amarela estava erradicada nas áreas urbanas desde 1942. Como está a situação atual?
Ela continua erradicada nas áreas urbanas. A febre amarela no Brasil tem sido exclusivamente silvestre. Entre 1996 e 2007, o país registrou 349 casos de febre amarela. Todos aconteceram em pessoas que entraram nas matas e não tinham tomado a vacina contra a doença.



Há o risco de a doença se espalhar para grandes centros urbanos, como Rio e São Paulo?
Existe uma grande barreira sanitária montada pelo Ministério da Saúde, estados e municípios contra a urbanização da febre amarela. A vacinação é uma mostra deste esforço. Em regiões de risco, a medida atinge mais de 90% da população. Outra mostra é o monitoramento das mortes de macacos. Uma ação sentinela para o risco de infecção de humanos. Isso significa que o Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias tem uma série de instrumentos que evitam o surgimento da doença em áreas urbanas.


Quais os sintomas da doença?
A doença é caracterizada pela febre alta, dor de cabeça, vômito e insuficiência dos rins e do fígado.


Existem contra-indicações da vacina?
A vacina contra febre amarela é contra-indicada em crianças com menos de seis meses de idade; imunodepressão transitória ou permanente, provocada por doenças (neoplasias, Aids e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou pelo tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia etc); gestação em qualquer fase deve ser analisada; e reações relacionadas a ovo de galinha e seus derivados.

2 comentários:

i disse...

Não é incrível? Faz pouco mais de cem anos que a febre amarela ameaçou o Brasil pela última vez...

Anônimo disse...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

- Link Atualizado. Ok!

Você continua fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:

" CANAL 3 " => Blog => Letra A

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

* Aproveite e insira também nossa "Janelinha".
Veja como => http://www.lksites.com/janelinha/janelinha.shtml

Seus visitantes irão adorar!!!

Um abraço,
Dário Dutra

http://www.lksites.com/
....................................................................

Related Posts with Thumbnails