domingo, 11 de agosto de 2013

Apoptose neuronal, poda neuronal: descartando neurônios "desnecessários": qual a importância dos primeiros anos de vida?

 “Apoptose” é uma espécie de suicídio dos neurônios, um processo de poda dos mesmos (fortalecimento de sinapses necessárias à via e perda de sinapses menos importantes), uma vez que alguns deles não estão em constante uso; Sendo assim, após um determinado tempo, faz-se o desligamento de alguns, para dar espaço para outros neurônios que estejam em constante uso poderem se desenvolver com maior eficiência. Alguns autores apontam que a cada ciclo de 7 anos, em média, nossa psique sofre modificações internas pelas podas neuronais e vivencias comportamentais onde recebemos influencias do meio em que vivemos, afetando assim nossa subjetividade e nos tornando indivíduos permanentemente mutáveis.


    Uma das  primeiras podas neuronais, se dá na primeira infância, ao nascer  o cérebro desenvolve muitas ramificações neuronais afim de que a criança possa se desenvolver em toda e qualquer área, mas com o passar do tempo algumas ramificações são utilizadas mais que as outras, e assim as menos ou nunca utilizadas, passam pela primeira poda neuronal, o próprio cérebro descarta todos os neurônios que até então não foram utilizados de forma adequada.
Outro período  de poda neuronal se dá na adolescência e pode levar anos até se concretizar por completo.

Depois das informações acima, pergunto: uma  criança que não possui um ambiente educacional adequado, com aprendizado de valores morais como fraternidade, qualidades como a empatia, etc terá condições de ser  um cidadão que construirá um mundo melhor???

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails