quinta-feira, 9 de setembro de 2010

QUEM FOI ANDRÉ LUIZ? PARTE I

Primeira imagem: pintura realizada por um médium clarividente, retratando a imagem de André Luiz.Da esquerda para a direita, a partir da segunda imagem temos, respectivamente: : Carlos Chagas, Miguel Couto, Oswaldo Cruz e Faustino Esposel.




Entrou em cartaz, dia 3 de setembro, o filme homônimo ao livro de Francisco Cândido Xavier, NOSSO LAR.Trata-se do primeiro de uma série de livros psicografados por Chico, conhecida por muitos pela “Série André Luiz”.O espírito que assina com o nome de André Luiz, foi médico e residiu no Rio de Janeiro.



Para iniciar esse texto informal, introduzo um outro autor, também psicografado por Chico Xavier:Humberto de Campos.Porque escrever sobre ele primeiro? Entenderão a posteriori, seguindo a linha de raciocínio textual.

Humberto de Campos, integrante da Academia Brasileira de Letras, escritor e jornalista morreu no dia 5 de dezembro de 1934.Posteriormente, por intermédio da psicografia de Chico Xavier, assinou como autor de uma coletânea de ensaios, além de um livro, “Crônicas de Além-Túmulo”.

Alguns anos depois, a viúva e os três filhos de Humberto de Campos moveram um processo contra ele e a Federação Espírita Brasileira. Como titulares dos direitos autorais da obra do escritor, exigiam explicações de Chico Xavier, que assinava os livros com o nome do falecido.Verdicto final: os direitos da pessoa acabam após a morte.Este escândalo jurídico serviu de motivo para a crítica literária analisar com rigor a obra de Chico Xavier, até então ignorada pelo meio literário brasileiro.Para quem assinava poesias de Augusto dos Anjos, Castro Alves e Olavo Bilac, já não era sem tempo.

Após o ocorrido, Humberto de Campos passou a assinar seus livros como “Irmão X”.

Mas...o que isto tem a ver com a obra do espírito que usava o pseudônimo de André Luiz, preferindo manter-se no anonimato?

Continua...

ANJO

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails