sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Suicídio e Depressão




Entre os fatores psiquiátricos associados ao suicídio, em primeiro lugar está a depressão, alteração afetiva predominante no ato suicida, desde sua ideação, intenção até o suicídio de fato. Apesar de vários motivos ou explicações levarem o indivíduo a cometer suicídio, a depressão ainda é a principal causa, embora não seja única.

Na depressão o suicídio costuma ser elaborado em detalhes, com escolha do meio de se matar, hora e local do ato. A tentativa suicídio pode vir precedida de “avisos” verbais que muitos não levam a sério.Coisas do tipo: “penso em morrer”; “ a vida não vale mais a pena” ou atitudes de desesperança podem ser um presságio, um aviso de que o indivíduo tem idéias suicidas.
Nesses momentos, não podemos ter medo de perguntar se a pessoa pensa em morrer, se isso tem sido uma idéia freqüente ou mesmo se planeja o ato mórbido.

Suicídio pode ser evitado.Precisamos estar alertas aos sinais de depressão de um indivíduo (perda de perspectivas na vida, desesperança, desânimo constante, mudança do seu comportamento).Se pensarmos que o indivíduo mesmo que levemente deprimido tem idéias suicidas, e, se neste caso,também possui tendência a comportamentos impulsivos e explosivos, não se deve desprezar nenhum sinal de que o indivíduo pensa em se matar.Na maioria das vezes, quem quer se matar, avisa de alguma forma.Não negligenciemos este fato.Isso pode salvar uma vida.


Monica Dib

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails