terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A LIMINAR DA IMPUNIDADE


O ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu liminar a favor do banqueiro Daniel Dantas. Segundo o advogado de defesa, a medida suspende as ações que tramitam na Justiça Federal em São Paulo contra Dantas.


Essas ações foram resultado da Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Se no mérito, o STJ confirmar a liminar, todos os atos praticados pelo Juiz Fausto de Sanctis até agora, inclusive a condenação de Daniel Dantas, poderão ser anulados.


Deflagrada no dia 8 de julho, a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, apura um esquema ilegal de investimentos no exterior e também uma tentativa de suborno a um delegado da Polícia Federal para conter as investigações. Entre os 17 presos na operação estavam o banqueiro Daniel Dantas, o doleiro Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, que morreu no mês passado.


Segundo informações da Polícia Federal, trata-se de uma investigação iniciada há quatro anos e que traz informações repassadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a Justiça Federal de São Paulo. De acordo com a PF, o nome da operação significa "resistência pacífica e silenciosa".


A operação também criou polêmica por antagonizar o juiz federal Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Além disso, a saída do delegado Protógenes Queiroz, que estava no comando do caso, levantou a discussão de que ele estaria deixando a operação por pressão de seus superiores.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails