sábado, 26 de julho de 2008

"Devo ensinar meu filho a ser competitivo?"


Até que ponto é possível preparar os filhos para o mundo competitivo? No Momento Família desta terça-feira, Rosely Sayão respondeu à dúvida de um internauta, pai de um menino de 6 anos, que questionou: "Como educá-lo para os desafios da sociedade atual, em que impera grande competição e disputa, sem torná-lo inseguro?"


Para a psicóloga, o mundo já ensina aos jovens de hoje a serem competitivos, cabendo aos pais, na verdade, retirar dos filhos a pressão que já é imposta, principalmente pela escola. "Precisamos ensinar outras possibilidades, como colaborar, ser solidário com os outros em vez de sempre ter uma atitude competitiva. Isto não provoca insegurança. Pelo contrário, provoca segurança porque eles não têm que disputar as medalhas, o que dá mais tranqüilidade, tira uma pouco desta pressão sobre as crianças", afirma.


Quando os pais reafirmam a competição, segundo Rosely, o que está em jogo para os filhos, em todas as situações, é ganhar. "Isto não significa que ele não possa competir com uma situação. Mais tarde, numa entrevista para emprego, por exemplo, a preocupação dele não vai ser em quem está disputando a vaga, mas no que ele tem para oferecer."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails