sexta-feira, 23 de abril de 2010

SNUJS NA DANÇA DO VENTRE E NA MÚSICA ÁRABE

Os snujs são címbalos de metal, usados um par em cada mão. Um deles se prende ao dedo médio e o outro ao dedão por meio de um elástico. O elástico não deve estar muito solto para não cair, e nem muito apertado para não prender a circulação sanguínea.

Eles podem ser tocados pelos músicos, ou então pela própria bailarina enquanto dança. Neste caso, requer grande habilidade da bailarina, que deve dançar e tocar ao mesmo tempo.



Existem vários tipos de snujs: os maiores geralmente são usados por integrantes de uma banda ou mesmo em orquestras de música árabe; já os menores são para uso individual, como é o caso das bailarinas de dança do ventre.


Os snujs precisam ser bem feitos e possuir uma boa vibração sonora.Existem vários no mercado que não preenchem esses quesitos.São geralmente feitos de latão ou bronze.

É um instrumento percussivo que pode acompanhar a música toda, apenas algumas partes e/ ou os breaks (paradas) da música. Geralmente as músicas mais indicadas são as mais aceleradas, mais animadas, com ritmos ou floreados bem marcados. Não é indicado tocar em taksins ou qualquer outro momento lento da música.

Os snujs dão um incremento à dança, já que dinamizam o ritmo e dão floreado à música. Mas é preciso conhecer bastante a música e treinar bem os toques para que o som fique bom. Pois caso contrário, a música e a dança ficarão poluídas
.

O aprendizado de Snujs requer paciência e dedicação, o que exige excepcional habilidade. pois esta relacionado com a musicalidade de cada pessoa e do entendimento que ela possui dos ritmos árabes, o que servirá de bagagem para que a bailarina acompanhe as variações e nuances de cada música.O resultado da dedicação é o equilíbrio entre os movimentos corporais, a música e o toque dos Snujs que fluem como se fosse magia.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails