segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

DOR HUMANA: ENTRE A AREIA E A PÉROLA

Havia num fundo do mar uma colônia de ostras, muitas ostras. Eram ostras felizes. Sabia-se que eram ostras felizes porque de dentro de suas conchas, saía uma delicada melodia, música aquática, linda canção, todas cantando a mesma música. Com uma exceção: de uma ostra solitária que fazia um solo solitário... Diferente da alegre música aquática, ela cantava um canto muito triste... As ostras felizes riam dela e diziam: "Ela não sai da sua depressão..." Não era depressão. Era dor. Pois um grão de areia havia entrado dentro da sua carne e doía, doía, doía. E ela não tinha jeito de se livrar dele, do grão de areia. O seu corpo sabia que, para se livrar da dor que o grão de areia lhe provocava, em virtude de sua aspereza, arestas e pontas, ela tinha que envolvê-lo, cobri-lo com algo liso. Assim, enquanto cantava o seu canto triste, o seu corpo fazia o seu trabalho - por causa da dor que o grão de areia lhe causava.

Um dia passou por ali um pescador com seu barco. Lançou a sua rede e toda a colônia de ostras, inclusive a sofredora, foi pescada. O pescador se alegrou, levou-a para sua casa e sua mulher fez uma deliciosa sopa de ostras. Deliciando-se com as ostras, de repente seus dentes bateram num objeto duro que estava dentro da ostra. Ele tomou-a em suas mãos e deu uma gargalhada de felicidade; era uma pérola, uma linda pérola. Daquele terrível grão de areia que a feria, a ostra sofredora fizera uma pérola. Ele tomou a pérola e deu-a de presente para a sua esposa. Ela ficou muito feliz..."
As pérolas surgem depois de uma situação de muito desconforto, de dor, de inquietação.
Autor desconhecido

Pensem nisso como uma grande metáfora: o que fazemos com as nossas dores físicas e psíquicas: fazemos pérolas ou cultivamos os grãos de areia, acomodados, amargurados, culpando o mundo e as pessoas pela nossa dor? O Cristo, quando em forma de homem, foi coroado por uma coroa - de espinhos.A dor pode ser um aviso de algo está fora do lugar,de que estamos indo pelo caminho errado.É preciso entrar dentro de sua concha e refletir sobre o porquê da dor, sem querer se vitimizar.Senão vai continuar grão de areia.

Anjo Negro

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails