quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PARA OS QUE "TRABALHAM" SÓ PENSANDO EM APOSENTADORIA


Quantos você conhece que consideram o trabalho um castigo, só sabem reclamar e vão levando suas tarefas laborativas " nas coxas" , como se diz aqui no Brasil? Sempre tem aqueles que "se encostam" na boa vontade dos companheiros de trabalho; o famoso "malandro", que só conta os dias para se aposentar e os feriados do ano.Belo exemplo para seus filhos....pois vai aí um artigo que fala que aposentadoria não é paraíso não.Saibam os "malandros" que estamos aqui para construir um mundo melhor ou...deteriorar com o tempo.

DEPRESSÃO PÓS-APOSENTADORIA

Há pessoas que trabalham contrariadas pensando na aposentadoria como uma época melhor e mais dourada.

Isto, em parte, tem a ver com a sociedade, que funciona demais por promessas para o futuro, e nos iludem.

O que se vê, muitas vezes é que passada – como a chamo- a lua de mel com a aposentadoria, começam a aparecer sinais de cansaço, com o término dos compromissos e da rotina diária.

Primeiramente, principalmente em homens, acontece o luto da perda de sua identidade funcional: ele não é mais o gerente de tal empresa, o advogado x, o corretor que mais vende em sua cidade... junto a isto, também vem a perda de seu status financeiro, depois tem a família e os amigos, que não ( o consultam mais), porque ele já está afastado, e uma apatia e uma solidão vão se instalando aos poucos.

É o luto de sua identidade com uma pessoa de valor. Começa a sentir pena de si mesmo, vergonha pela situação de aposentado, muitos quando saem de casa, se sentem constrangidos de usar bermudas e camisetas, por exemplo.

Junto com a perda deste eu, há perda de sua libido, (o homem, as vezes, desiste de tudo de uma só vez), os questionamentos quanto a sua aparência física, a saúde debilitada; enfim, as perdas que o tempo inexoravelmente trás.

O aposentado começa a sentir desvinculado, solto no mundo, e se vê deprimido. Por outro lado, os filhos já deixaram a casa, os amigos dispersaram e ele tem mais para pensamentos negativos e para avaliar suas frustrações atuais e passadas.

É recomendável a reconexão com outros projetos. Quem sabe a ocupação maior consigo mesmo, leituras, novos amigos, uma Academia, caminhadas, passeios a serem programados, jardinagem, etc...

É bom que a pessoa pense nisto tudo! O importante é estar bem, e não se preocupar com quaisquer julgamentos, as vezes até fictícios.

A vida é, no fundo, uma construção nossa.

Autor: Kemp

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails