domingo, 20 de dezembro de 2009

10% das mulheres em idade reprodutiva sofrem de endometriose




18/12/2009 12:03:00



Mais de seis milhões de mulheres no Brasil têm endometriose, doença que já está sendo considerado um problema de saúde pública.
De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), a quantidade de diagnósticos da doença aumentou em cerca de 65%, nos últimos sete anos.

Segundo estimativas da Associação Brasileira de Endometriose, o problema está presente em 10% das mulheres em idade reprodutiva.

Todos estes números podem não representar a verdadeira incidência de casos, já que a endometriose é uma doença difícil de ser diagnosticada.

- Apesar da gravidade da doença e do grande número de mulheres que sofrem com este mal, a desinformação a respeito da endometriose leva ao diagnóstico tardio, piorando as condições de tratamento e prolongando o sofrimento feminino. Informações devem ser divulgadas principalmente entre as adolescentes e às mulheres em idade reprodutiva - afirmam os especialistas em Reprodução Humana, Isaac Yadid e Márcio Coslovsky, da Huntington Centro de Medicina Reprodutiva.

Um outro dado que vem chamando a atenção dos especialistas, é o fato de que cada vez mais adolescentes estão sofrendo com a doença.

Segundo os médicos, no início da adolescência, os fluxos menstruais são irregulares, tanto em relação ao número de dias quanto ao intervalo entre eles. Porém, a situação costuma se normalizar após dois anos. "Se a variação se mantiver depois desse período, o ideal é consultar um ginecologista", recomenda o especialista.


De 40% a 50% das adolescentes que apresentam cólica incapacitante, quer dizer, dor intensa que requer repouso e as impede de exercer as atividades normais podem apresentar endometriose.

- A recorrência de cólicas incapacitantes é um dos primeiros sintomas da endometriose, que pode levar à infertilidade na idade adulta e que tem muito mais chances de ser contornado com um diagnóstico precoce - alerta Isaac Yadid.

Os médicos alertam para as queixas de cólicas intensas, que devem ser valorizadas, pois há dados que comprovam que mulheres com tendência a desenvolver a endometriose sofrem com as dores a partir dos 14, 15 ou 16 anos.

Muitas pessoas acreditam que sentir dor durante o período menstrual é normal. E essa é uma das razões pelas quais o diagnóstico tardio da doença é feito.

Segundo estimativas do Nepe, Núcleo Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Endometriose, meninas que começam a sofrer com os sintomas na adolescência chegam ao diagnóstico até 12 anos depois, quando muitos estragos já foram feitos ao corpo.

Fonte : Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails