quinta-feira, 9 de julho de 2009

UMA DOENÇA CHAMADA INDIVIDUALISMO


O individualismo nas culturas se torna cada vez mais importante
para entender o funcionamento do mundo contemporâneo, uma vez que a sociedade moderno-contemporânea é cheia de heterogeneidade e variedade de experiências e costumes.


Falando de um crescente individualismo na sociedade
contemporânea, cabe, aqui, fazer uma ressalva e distinguir os
significados dos termos individualismo e individualidade no contexto
geral, para que não haja confusões. Segundo o dicionário Aurélio, o
termo individualidade serve para caracterizar o que constitui o
indivíduo; o caráter especial ou particularidade que distingue uma
pessoa ou coisa; e pode significar, no sentido figurado, personalidade.O individualismo, por sua vez, se trata da existência individual, do sentimento ou conduta egocêntrica, egoísta, típico do nosso mundo moderno e ocidental.

O individualismo se torna doença na medida em que se transforma em um narcisismo exacerbado.Sim, senhores: somos narcisistas e só olhamos o reflexo de nossos problemas e conflitos – como se o dos outros não existissem.

A competitividade na sociedade contempotânea é o reflexo mais aberrante do individualismo narcisista: existe “o meu e o seu”... mas é difícil vermos “o nosso”.

As crianças são criadas assim.Na escola, lutam para serem “as melhores”.E aí fica uma pergunta: até que ponto os pais ensinam a solidariedade aos seus filhos e a capacidade de cooperação? Mais: será que os pais procuram transmitir preceitos éticos aos seus filhos para que essa disputa individualista não se torne sem limites do que se é capaz de fazer para se adquirir algo para si, em detrimento do outro?





Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails