domingo, 5 de julho de 2009

A LEI DE GERSON E A FALENCIA DA ETICA NAS RELAÇÕES SOCIAIS


Segue a Lei de Gérson a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo", no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. A expressão originou-se em uma propaganda, de 1976, para os cigarros Vila Rica, na qual o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol era o protagonista.

A propaganda dizia que esta marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e Gérson dizia no final: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também.”

Atualmente, fracos são os ingênuos de coração e os simples de espírito.Se você não possui segundas intenções, com certeza será passado para trás alguém mais esperto que você. A competição social, a busca por ser o primeiro, o mais capaz, faz com que, desde crianças, os próprios pais ensinem aos seus filhos que tem que ser melhor que seus amiguinhos, seja na escola, seja nos momentos de lazer.Isso cria adultos que infringem regras em nome da vitória, muitas vezes imaginária, da cobiça e do dinheiro.
Palavras como solidariedade, amizade e compartilhamento tornam-se algo distante da realidade cotidiana.São parte de um vocabulário que muitos acreditam que possuem, mas que, enclausurados em seus egoísmos, não percebem que, na prática, são capazes de pisar em cabeças alheias para conseguirem o que querem.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails