quinta-feira, 2 de agosto de 2007


Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra


Se diz que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta.Ela torna as virtudes discretas, despercebidas de si mesma.A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, se tem conhecimento exato do que não somos.Se apresenta com humildade, sem que a vaidade se manifeste.


Podem-se encontrar diferentes graus de humildade, como também falsas humildades, pode-se ser humildade em breves momentos, ante algo que nos parece grandioso.São falsas humildades: Aqueles que se rebaixam ante os outros querendo parecer humildes, porém estão cheios de ressentimentos, inveja ou ambição.Outra falsa humildade é não reconhecer ou não acreditar em seu real valor e se sentir inferior, pode até possuir humildade porém se inferioriza a tal ponto ante seus semelhantes, sentindo grande sofrimento em seu interior, este ser não respeita a sua dignidade.Ter humildade não significa ser servil.


Ter humildade não é signo de fraqueza.Pode-se ser humilde sem se depreciar ou reconhecer os valores de cada um.Mas, a verdadeira humildade, é aquela que o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende e reconhece seus limites mas não se limita ao contentamento nem a queixumes; não sofre por isso, se esforça e trabalha para ser melhor, procura ir além e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.


Ser humilde é saber ir até o ponto de não interferir nos outros, ser humilde é não intrometer-se na vida dos outros.Seu humilde é ser livre de ilusões...é quebrar o espelho narcísico e ver a vida como ela é....ou até onde conseguimos vislumbrar.

3 comentários:

ॐ Joana Reiss - Fitness e Wellness ॐ disse...

Tenho que concordar..
ser humilde é ter muito caracter. Caracter e assumir a Vida..a realidade e suas consequências..
PArabéns pelo texto mais uma vez!

ps: Estarei explorando mais esse "universo virtual" blogueiro (ou seria, bloguístico??).
Com humildade aceito a crítica e sugestão..Divulgarei mais!!!

Unknown disse...

oLÁ, ACHO QUE A HUMILDADE É UMAS DAS VIRTUDES MAIS DIFICEÍS DE SE TER E A MAIS NOBRE, A BIBLIA DIZ QUE OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS.

ADOREI, BEIJINHO

Alexandre C. de Souza disse...

Nossa belo blog esse...isso é profissioanlismo...o meu ainda estou aprendendo....... há as dicas no orkut 99% delas não linkão depois dão erro 404 ou badgate.


abraços

Related Posts with Thumbnails