sexta-feira, 27 de julho de 2007




O sedentarismo, associado a hábitos poucos saudáveis e dietas calóricas, aumenta as possibilidades de doenças, não só cardiológicas: o exercício físico fortalece nosso orgnismo, ativando nosso sistema imunilógico.Além disso, sabemos que pessoas fisicamente ativas são menos predispostas a doenças psíquicas como ansiedade, depressão e ajuda no combate aos distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, compulsão alimentar) e neurológicas (demência, doenças osteoarticulares).


A tecnologia veio para facilitar a vida do homem. Mas, ao mesmo tempo deixou praticamente todas as pessoas mais preguiçosas. O controle remoto da TV evita que alguém se desloque até o aparelho para mudar de canal, aumentar e diminuir o som. O vidro elétrico, a direção hidráulica e o câmbio automático dos automóveis dão mais agilidade e conforto ao dirigir, porém, privam o motorista de esforçar-se para mudar as marchas, virar o volante e abrir e fechar os vidros.


São pequenas mudanças da vida moderna, que estamos tão habituados que sequer percebemos que a cada dia ficamos mais acomodados.


Esse processo vem ocorrendo há pelo menos meio século. O desenvolvimento tecnológico está afastando progressivamente o homem do movimento. Resultado: sedentarismo, doenças à vista... Nossas crianças estão ficando obesas e com alterações de colesterol!Absurdo real e cotidiano!!!


O corpo e o organismo do ser humano estão estruturados para se mexer. Sem movimentos os músculos atrofiam e ao longo dos anos, tarefas simples, como abaixar para pegar um objeto no chão, cortar as unhas dos pés, ou amarrar os cadarços dos sapatos tornam-se quase um desafio. Com articulações e músculos fora de forma, outras partes começam a reclamar. O coração é uma delas.


Se comparado ao ritmo de vida de gerações passadas, a média de batimentos cardíacos por minuto, hoje, é menor que antes. E a conseqüência disso, entre outros problemas, é o elevado número de pessoas jovens com hipertensão, obesidade e cardiopatias.


Sabe como reverter o quadro? Mexa-se. O ideal é começar a fazer alguma atividade física com o acompanhamento de um profissional. Mas se não tiver tempo ou dinheiro tente mudar seus hábitos no dia-a-dia. Desça do ônibus um ou dois pontos antes de seu percurso e complete-o caminhando; no escritório ou no apartamento suba pelo menos dois lances pela escada; deixe o carro na garagem ou estacione mais longe para poder andar mais; não pense tanto no controle remoto e desloque-se até o televisor para mudar de canal, etc.


Essas são apenas algumas dicas para você que realmente quer cuidar de sua saúde, lembrando que este é apenas o primeiro e pequeno passo no combate ao sedentarismo.Pense nisso.Comece amanhã mesmo!


Estressado?! Vá caminhar....não há meditação mais saudável que mexer o corpo e decobrir seu potencial espiritual através do condicionamento físico!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails