sexta-feira, 1 de junho de 2007

'Sgt Pepper's' completa 40 anos; descubra 15 fatos sobre o álbum


Há 40 anos, foi lançado o icônico álbum Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Considerado um dos melhores discos de todos os tempos, o Sgt Pepper's foi certa vez descrito por um crítico como "um momento decisivo na história da civilização Ocidental".

Veja quinze fatos por trás da música dos cinco rapazes de Liverpool:

- O Sgt Pepper's foi o oitavo álbum da banda.

- O disco foi gravado nos famosos estúdios de Abbey Road em um período de 129 dias, custando 25 mil libras (hoje, o equivalente a aproximadamente R$ 96 mil).

- O Pink Floyd estava gravando Piper at the Gates of Dawn no estúdio ao lado, ao mesmo tempo.

- Acredita-se que a idéia de fazer o disco como se Sergeant Pepper's fosse uma banda de verdade tenha sido de Paul McCartney.

- O álbum foi feito para ser tocado de uma vez só, do começo ao fim.

- Semanas depois do lançamento do disco, Jimi Hendrix já tocava a música-título em seus shows.

- Foi o primeiro álbum de rock a ganhar o Grammy de melhor disco do ano e de melhor disco contemporâneo.

- A revista Rolling Stone colocou o Sgt Pepper's em primeiro lugar numa lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

- O design da capa foi feito por Peter Blake: uma colorida colagem de fotografias de papelão em tamanho real de pessoas famosas, incluindo Marlon Brando e Karl Marx.

- A atriz Mae West inicialmente recusou aparecer na capa, mas mudou de idéia depois de receber uma carta dos Beatles.

- O design original foi modificado antes do lançamento do disco, com as imagens de Jesus e de Hitler sendo retiradas da foto.

- Havia rumores de que a música Lucy in the Sky with Diamonds seria uma referência à droga LSD. Lennon sempre negou isso, insistindo que a canção foi inspirada em um desenho feito por seu filho, Julian.

- A letra da música Being for the Benefit of Mr Kite foi adaptada quase que palavra por palavra de um antigo cartaz de circo, que John Lennon comprou numa loja de antigüidades.

- A voz de McCartney foi acelerada na canção When I'm 64 para que tivesse um som mais original.

- Com quase cinco milhões de cópias vendidas, Sgt Pepper's foi o álbum mais vendido na Grã-Bretanha em todos os tempos (excluindo coletâneas).

Um comentário:

Floyd disse...

Pink Floyd não só estava gravando, como esse álbum também tem um pouco da influência genial do Syd Barrett (fundador do Floyd). Diz a lenda que ele ajudou Lennon com algumas músicas, talvez por isso o álbum tenha saído tão psicodélico.

;***

Related Posts with Thumbnails