segunda-feira, 4 de junho de 2007

Programa de TV divertido induz a comer mais, diz estudo


Será?!

Um estudo apresentado no sábado mostra que as pessoas tendem a comer mais quando estão diante da televisão e que, quanto mais divertido o programa, mais elas comem.

O Dr. Alan Hirsch, diretor neurológico da Fundação de Tratamento e Pesquisas sobre Olfato e Paladar, em Chicago, disse que parece que o cérebro, quando está distraído, não percebe o que a boca está fazendo.

Hirsch estudou o impacto dos comportamentos olfativos, gustativos e alimentares enquanto se assiste à TV, medindo o consumo de batatas fritas.

Quarenta e cinco voluntários comeram tantas fritas quanto quisessem durante intervalos de cinco minutos por períodos de três semanas, enquanto assistiam a monólogos dos apresentadores de talk shows noturnos David Letterman e Jay Leno.

Também receberam fritas para comer quando a televisão estava desligada.

Hirsch constatou que as pessoas comeram em média 44 por cento mais fritas enquanto assistiam a Letterman e 42 por cento mais quando assistiam a Leno do que quando não estavam assistindo à TV.

"Se você se concentrar no sabor da comida, comerá menos porque se sentirá saciado em menos tempo", disse Hirsch em entrevista concedida na reunião anual da Sociedade de Endocrinologia, em Toronto.

"Se estiver distraído, teoricamente, pelo menos, comerá mais."

Com suas pesquisas, Hirsch vem ajudando as pessoas a superar a perda de paladar, que costuma resultar em ganho de peso, porque leva o cérebro a não saber quando deve parar de comer.

O núcleo ventromedial do hipotálamo, onde está localizado o chamado centro de saciedade, diz ao corpo se ele está saciado ou não. Se o núcleo for inibido ou enganado, o resultado pode ser uma mudança nos padrões de alimentação, disse Hirsch.

Quando a pessoa está distraída, não presta atenção às sensações de saciedade do corpo, nem às características sensoriais do alimento que consome.

Muitos estudos já vincularam o assistir à TV à obesidade, e o vínculo provavelmente se deve à inatividade, disse Hirsch. Mas talvez os programas divertidos estejam contribuindo para isso.

Reuters

Um comentário:

R Lima disse...

Isso é real msmo.. por isso é que como bm quietinho. sem vc TV..

Abraços,





[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Related Posts with Thumbnails