quarta-feira, 27 de junho de 2007

Brasileiros desconfiam de Bush e Chávez, diz pesquisa


Um total de 80% dos brasileiros diz ter pouca ou nenhuma confiança no presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. A cifra é ligeiramente superior ao índice registrado pelo líder da Venezuela, Hugo Chávez, que é de 74%. Os dados constam de uma pesquisa recém-divulgada, realizada no Brasil, em outros 45 países e nos territórios palestinos pelo instituto de pesquisas americano PewResearch Center.

Brasileiros têm imagem pior dos EUA que da Venezuela

Uma pesquisa encomendada pela BBC e divulgada nesta terça-feira mostrou que os brasileiros têm imagem mais negativa dos Estados Unidos que da Venezuela.

Quase três em cada cinco brasileiros (57%) entrevistados em oito cidades disseram ter uma visão negativa do país liderado pelo presidente George W. Bush, contra dois em cada cinco (41%) que disseram ter a mesma percepção do país liderado por Hugo Chávez.

A pesquisa é divulgada às vésperas da viagem de Bush para a região, no que analistas têm considerado ser uma jogada geopolítica para contrabalançar a influência de Chávez.

A pesquisa indicou, no entanto, que Bush poderá contar com a receptividade de muitos outros brasileiros que têm uma visão positiva dos Estados Unidos.

Quase um terço (29%) dos entrevistados afirmou que os Estados Unidos desempenham um papel bom no mundo, contra um quinto (22%) que tiveram a mesma opinião sobre a Venezuela.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails